Inhame - Conheça os benefícios deste superalimento milenar

Inhame - Conheça os benefícios desta planta milenar
Inhame - Conheça os benefícios deste superalimento milenar

O Inhame é cultivado desde 50000 anos antes de cristo, e ainda hoje é um dos alimentos mais populares consumidos no mundo

Superalimento, ele desempenha um papel básico na dieta de muitos países, principalmente os da América do Sul, África, Ilhas do Pacífico, e Índias Ocidentais.

"Inhame e cará são nomes comuns de várias espécies de plantas bem diferentes, dos gêneros Dioscorea, Alocasia, Colocasia, Xanthosoma, e Ipomoea, e de suas "batatas". Essas plantas são muito cultivadas na África, América Latina, Ásia e Oceania e desempenham papel importante na alimentação dessas regiões". Wikipédia.
Os principais nutrientes encontrados são a vitamina A, B e C, tem também amido, cálcio, carboidrato, proteína, potássio, ferro, fósforo e fibra dietética.


Aqui no Brasil ele é consumido principalmente no norte e nordeste, e é conhecido com diferentes nomes: cará, inhame-branco, taioba-de-são-tomé e taro.

O consumo vai do café-da-manhã ao jantar, de criança ao adulto, do pobre ao rico. E ainda tem menos calorias do que duas bolachas do tipo recheada. Para que não perca seus nutrientes ele não deve ser cozido por muito tempo.

Descubra agora como colocar o poder do inhame em sua alimentação. Tudo de forma muito simples e eficiente para ter uma qualidade de vida mais saudável. Dicas da Nutricionista Karen Honorato.




Agora que você já conhece um pouco mais desse alimento, vamos lhe dar 10 motivos para adicioná-lo a sua dieta.

Confira 10 benefícios do inhame para a saúde:


Inhame - Conheça os benefícios desta planta milenar

1- Aumenta a saúde do coração

A ingestão adequada de vitamina B6 tem demonstrado redução de risco de doença cardíaca. O inhame é rico em vitaminas do complexo B, e por isso é indicado seu consumo. Além disso também é fonte de potássio (a cada 10 gramas de inhame se encontra 816 miligramas de potássio) que ajuda a controlar a pressão arterial, bem como auxilia o fluxo sanguíneo renal reduzindo a hipertensão e problemas dos rins.
No mais, também é fonte de vitamina C que diminui a pressão arterial por garantir a dilatação adequada dos vasos sanguíneos e assim, melhorando o fluxo para o coração e prevenindo doenças tais como a aterosclerose, a hipercolesterolemia (colesterol alto) e insuficiência cardíaca.

2- Protege e melhora a visão

Em apenas 100 gramas tem se 30% da dose recomendada de vitamina C diária. A vitamina C é coadjuvante do sistema imunológico podendo reduzir as chances de degeneração macular que causa cegueira e que por sua vez acomete pessoas com mais de 50 anos de idade.
A vitamina C, também previne a catarata e serve como antioxidante para os nossos olhos. Além disso também possui uma boa dose de vitamina A, nutriente que atua no combate da degeneração macular, responsável pela cegueira em muitas pessoas acima dos 40 anos.
A vitamina A também auxilia na melhora da visão noturna, combate a catarata e hidrata os olhos, evitando o aparecimento de úlceras ou feridas nas pálpebras.

3- Previne o câncer

Pela presença de vitamina A e C, o inhame é um excelente antioxidante, protegendo o corpo dos radicais livres que causam estresse oxidativo que é um tipo de “ferrugem” e que esta associado a vários tipos diferentes de câncer, por exemplo de cólon e esôfago.

4- Contribui para a boa formação óssea

O inhame também é indicado como coadjuvante no combate a má formação óssea, a osteoporose e artrite. Isso acontece devido ao fato dele ser considerado também como uma rica fonte natural de potássio, fósforo e proteínas.


5- Melhora o Sistema Nervoso

As vitaminas do complexo B, o potássio, o fósforo e as proteínas que por sua vez também estão presentes no inhame fazem com que ele seja muito benéfico para a melhora da saúde do sistema nervoso e da memória, já que estes nutrientes são responsáveis por levar o oxigênio às células e nervos.
E quando fazem parte da dieta ao longo dos anos, acabam promovendo um bom funcionamento do sistema nervoso, isso mesmo depois da idade avançada.

6- Combate a glicose

A ingestão de açúcar associada ao aumento da glicemia (quantidade de glicose no sangue) pode ser combatida pela ingestão de inhame diariamente. Em combinação com os nutrientes do inhame a glicose é levada a níveis mais baixos. No combate ao diabetes tipo 2 esse vegetal por ser um grande antioxidante e por possuir carboidratos que ajudam na redução dos níveis de açúcar do sangue.
Na Universidade Federal Fluminense (em estudos com o inhame) foi verificado que o consumo da farinha de inhame adicionada a outros nutrientes complementares é benéfico para quem sofre de diabetes tipo 2.

7- Controla o peso

Por ser rico em fibras, ter baixa caloria e dar maior saciedade, o inhame é indispensável em dietas de controle e redução de peso.

8- Pele Saudável

A vitamina A presente no inhame funciona como hidratante, fazendo com que a pele retenha maior quantidade de líquido, além disso ainda auxilia na eliminação dos radicais livres como já foi mencionado e isso acaba combatendo o envelhecimento precoce.

9- Potencializa o sistema imunológico

Atuando nos gânglios linfáticos por conta de nutriente e principalmente pela presença de vitamina C, o inhame fortalece o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo.
Por essa razão o inhame é muito conhecido por ser ótimo para combater a dengue, já que ele aumenta consideravelmente o sistema imunológico do organismo. Lembrando que para prevenir a dengue, o aconselhável é usar repelentes e evitar águas paradas.
O inhame não atua especificamente como um combatente da dengue, mas sim, potencializando o sistema imunológico, por consequência, ele é ótimo para melhorar a saúde como um todo.

10- Alivia o intestino

Por ser rico em fibra que é um dos mais importantes nutriente no combate a problemas intestinais como constipação (intestino preso), e para quem deseja melhorar ou manter uma boa saúde intestinal, o inhame possui em cada 100 gramas, 4 gramas de fibras dietéticas, polissacarídeos.

Por fim, além de todas as razões apresentadas e se elas ainda não forem suficientes para que se passe a ingerir este rico alimento… o inhame ainda auxilia na perda de peso e é uma delícia!

Fontes: Biosom / I-Legumes / wikipedia / G1



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!

Topo