Atividade física - 10 dicas para correr no calor

Aliados da Saúde
 Dicas para praticar atividades físicas ao ar livre, e se proteger dos efeitos negativos do calor

Com a proximidade da chegada do verão, alguns cuidados devem ser tomados para a prática de atividade física ao ar live, sobretudo a corrida!

Seguem algumas dicas para amenizar o efeito das altas temperaturas e garantir um treino eficiente.

O calor intenso pode ser um grande empecilho no desempenho do corredor. Os ricos de desidratação e desgaste podem desmotivar o atleta e até mesmo causar danos à saúde.


Durante o verão, o cuidado deve ser redobrado para que as altas temperaturas não atrapalhem os treinos. Pequenas atitudes e prevenções já podem fazer a diferença e garantir o bem estar do corredor.

Confira 10 dicas para correr no calor:

1.  Hidrate-se em dobro

Com o calor intenso, beber água constantemente torna-se ainda mais importante. Quem corre no período da manhã deve hidratar-se bem na noite anterior e quem corre ao ar livre deve sempre ter uma garrafinha em mãos. Bebidas esportivas, os famosos isotônicos, também podem contribuir para manter a hidratação durante o treino, principalmente se consumidos uma hora antes da atividade. O ideal é consumir entre meio litro e um litro de água por hora de exercício.

2. Evite horários de pico

O calor entre as 10h e 16h é sempre mais intenso. Prefira correr no início da manhã, no fim da tarde ou durante a noite.

3. Planeje o treino

É sempre melhor prevenir do que remediar. Corra em regiões com acesso à água e, se a corrida for durante o dia, sombras. Nos dias de temperaturas mais altas correr na esteira pode ser a melhor opção.

4. Vista-se para o verão 

Roupas leves e confortáveis são obrigatórias para os corredores durante a época. Peças brancas são ideais, já que ajudam a refletir os raios solares. Evite roupas escuras, já que a cor absorve o calor. Usar bonés, viseiras e óculos escuros também pode contribuir para o conforto. E claro, SEMPRE use protetor solar.


5. Não exagere 

O calor exige mais do seu corpo e pode influenciar diretamente no desempenho. O seu tempo pode não ser o mesmo do inverno e por isso mesmo não se deve exagerar na intensidade do treino. Diminua o ritmo e, se for necessário, alterne a corrida com caminhada.

6. Previna-se

Evite percorrer longas distâncias sozinho e sempre leve sua identificação e avise a alguém onde estará.

7. Alimente-se bem

A alimentação durante o verão deve ser leve. Frutas, verduras e legumes podem auxiliar na hidratação e garantir mais energia ao corredor. Evite alimentos gordurosos e embutidos.

8.  Verifique a umidade do ar

A umidade reduz a capacidade do corpo de se refrescar pelo suor, podendo provocar até mesmo hipertermia. Verifique a previsão do tempo antes dos treinos.

9. Ouça o seu corpo

Ao sinal de qualquer tontura, visão escura, náuseas ou desidratação, pare imediatamente e procure sombras. Respeite os limites do seu corpo e não o leve ao desgaste.

10. Aproveite o verão!

A estação e as temperaturas mais altas podem ser ótimas se aproveitadas com precaução. Percorra distâncias mais curtas, hidrate-se da maneira certa e não fique parado!

Fonte: Academia Sportlife




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!

Topo